quarta-feira, 25 de junho de 2008

Uma ótima idéia: piso de 950 reais para os professores da educação básica

Ser professor da rede pública no Brasil é, via de regra, uma tarefa um tanto quanto penosa. O professor encara de perto a violência, o desrespeito, as precárias condições de trabalho e, além de outros problemas, um péssimo salário.
Mas, em meio a tantos dissabores, surge uma ótima idéia, uma ótima proposta para a educação pública brasileira: o piso de 950 reais para os professores do ensino básico.
Acredito que 950 reais ainda é pouco, bem pouco. Muitos profissionais sem formação superior (ou sem formação alguma) ganham esse valor, talvez trabalhando até menos que 40h. E muitos não consideram ainda, que o trabalho do professor não se resume a ministrar aulas...
Todavia, o piso proposto representará um ganho substancial no poder de compra e, conseqüentemente, mais qualidade de vida para muitos professores, sobretudo para aqueles que trabalham longe dos grandes centros, onde o custo de vida é relativamente mais baixo.
Que essa proposta seja o primeiro passo de muitos outros em direção a uma efetiva valorização do professor e de tudo o que envolve a educação pública.

Nenhum comentário: