quarta-feira, 15 de julho de 2009

Você sabe quem foi Zaqueu?


Se você ainda não ouviu, provavelmente ouvirá nos próximos dias uma música evangélica que fala de uma pessoa chamada Zaqueu. É uma canção já bem conhecida em muitas igrejas e, surpreendentemente, a música tem alcançado uma divulgação que extrapola, em muito, o próprio meio religioso. Mas, afinal, quem foi Zaqueu e o que ele pode nos ensinar nos dias de hoje?
Bem, antes de fazer qualquer comentário, é interessante ler o texto bíblico que fala sobre essa pessoa:

"Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:- Zaqueu, desça depressa, pois hoje, preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e O recebeu na sua casa com muita alegria. Todos os que viram isso começaram resmungar: - Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: - Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: - Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido"
Lucas 19 v.1-10

Eu proponho agora uma pergunta para nossa reflexão:

O que Zaqueu precisou fazer para ter sua vida mudada por Cristo?

Primeiramente, Zaqueu teve interesse (ainda que não saibamos exatamente o que o motivou a querer conhecer a Cristo...). O texto bíblico diz que Zaqueu era um chefe de cobradores de impostos, era rico e procurava ver Jesus. É interessante observar que muitos que conheceram a mensagem de Cristo o fizeram por pura especulação. Quantos de nós fomos convidados para ir a um culto e dissemos: “tudo bem, eu acho que vou lá para ver o que Jesus pode fazer por mim, para ver se Ele resolve meus problemas...”. Não é (ou foi) assim? Se você não tiver interesse de “procurar ver” quem é o Jesus sobre o qual falam tanto para você (essa figura que tem tanta notoriedade e que já fez tantas coisas maravilhosas), terá perdido a oportunidade de conhecê-Lo.
Segundo, Zaqueu foi na direção de Jesus. Seu interesse em conhecer é fundamental, isso é somente o ponto de partida. O texto bíblico diz que Zaqueu correu adiante, subiu em uma árvore, porque por ali havia de passar Jesus. E por que ele correu e subiu em uma árvore? Zaqueu fez isso por ser baixinho e, assim sendo, a multidão não permitiria que ele nem mesmo avistasse a Jesus. Havia uma limitação natural e uma dificuldade exterior a ele. Ele precisava superar as duas. Nós também temos as nossas limitações. Quais são as suas? O que impede você de ver a Cristo? Quais são as “multidões” que estão a sua frente? Você saberá responder. Sejam quais forem, devemos superá-las. Muitas coisas podem nos impedir de ter um encontro com Cristo, com a graça de Deus: complexo de inferioridade, soberba, incredulidade, ganância etc. O fato é que é mais fácil ficar na “multidão” do que se esforçar para chegar até Cristo.
Mas Zaqueu não só correu na direção na direção de Cristo como também subiu em uma árvore. Ele saiu da multidão e se colocou diante de Cristo. A árvore foi o ponto em que Zaqueu se tornou evidente. Saia da multidão! Disponha-se a querer conhecê-Lo. Esse foi o terceiro passo de Zaqueu. Sair da multidão implica ficar exposto. É preciso ter coragem. O texto diz que pessoas da multidão se referiam a ele como um pecador. É possível que falem o mesmo de você, caso lhe vejam tomando a decisão de se aproximar de Cristo. Muitos dirão: mas ele/ela? Esse(a) aí não vale nada...! Mas todos têm direito de mudar, de querer ser diferente.
Interesse, direção certa e lugar certo. O texto diz que Cristo mandou Zaqueu descer depressa, pois Ele, o Rei dos reis, queria ficar na casa dele aquele dia. Ele pode entrar em sua vida também hoje! E se isso acontecer, você pode explodir de alegria tal como Zaqueu, pois você terá feito a melhor decisão de todos os tempos. Você entenderá o sentido de sua vida. O texto bíblico diz que Zaqueu fez uma grande mudança em sua vida. Ele decidiu desfazer-se de metade de suas posses e restituir o que tinha cobrado ilicitamente. Isso aconteceu porque Cristo muda nosso caráter. Ainda que nossa natureza seja pecaminosa, ou seja, ainda que nossa tendência seja a de “errar o alvo”, de desagradar a Deus por atos e palavras, quando Cristo entra em nossa vida, Ele mesmo nos impulsiona a sermos diferentes, a agirmos conforme Ele espera que o façamos. Zaqueu foi impulsionado a ser honesto e demonstrou desprendimento de bens materiais. E quanto a você? O que precisa mudar radicalmente em sua vida? Eu não sei. Só você e Deus sabem. E, de fato, só Ele tem o poder para promover essa mudança em você.
E, finalmente, a visita de Jesus à casa de Zaqueu trouxe também salvação. Jesus mesmo disse que Ele viera para “buscar e salvar quem está perdido”. Uma vida com sentido, que vale a pena, e salvação de uma vida sem Deus para sempre. É isso que Deus quer fazer na vida de todas as pessoas. Quem não se converte na direção de Deus, caminha a passos largos na direção errada, na direção oposta a Deus, para um lugar que os textos bíblicos chamam de inferno. Quem decide ignorar ao Senhor Jesus e viver segundo seus próprios interesses não só está fadado a viver uma vida destituída de sentido, de verdadeira coerência, como também não poderá estar com Deus na eternidade, porque simplesmente não fez essa opção enquanto teve a oportunidade. Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento (II Pedro 3.9). Devemos aceitar o chamado de Cristo para seguir os passos Dele.
Assim sendo, o que você acha de agir tal como Zaqueu? Se você quer agir assim, você pode entregar sua vida a Cristo através de uma simples oração. O texto abaixo segue como uma sugestão:
“Senhor Jesus, eu tenho consciência de que sou pecador e de que pelos meus próprios esforços não chegarei até Deus, não poderei ser uma pessoa segundo a sua vontade, nem herdarei a vida eterna. Hoje eu abro o meu coração para o Senhor. Entra na minha vida. Guia-me segundo a tua vontade em todos os dias de minha vida. Obrigado por ter morrido na cruz por mim e aceitar-me como eu sou. Amém.
Se essa oração expressa o desejo de seu coração, você pode fazê-la.
Agora, eu sugiro que você entre em contato com a pessoa que repassou esse texto para você e comunique a ela sua decisão. Certamente ela ficará muito feliz e dirá a você quais são os novos passos que você deverá dar para continuar na caminhada cristã. Que Deus abençoe sua vida!
Wagner Costa
Julho de 2009
Toda honra e toda glória ao Senhor Deus!

Nenhum comentário: