segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Deus! Até quando???

Nas duas últimas reflexões estivemos discutindo o problema da provação. Primeiramente, apresentamos o nosso ponto de vista quanto ao sentido da provação. Depois, nos reportamos às situações que Deus se vale para nos provar. Se você tiver interesse em quaisquer um desses textos, solicite-os. Nesta oportunidade, ofereceremos uma resposta à seguinte pergunta: até quando dura a provação?
Quando alguém está sendo provado, não demora muito a surgir esta pergunta: até quando? Quando parece que o parafuso não pode ser mais apertado, o Marceneiro parece encontrar mais uma volta na sua difícil tarefa de firmar o parafuso.
Partindo do princípio de que a provação está atrelada a um objetivo, acredito que podemos afirmar que a provação cessa quando o indivíduo alcançou a meta estabelecida por Deus. Assim, percebemos que murmurar não resolve coisa alguma. A provação permanece candente. Deus não se compraz com o nosso sofrimento. Mas parece que Ele está mais preocupado com o nosso progresso espiritual. É como uma tarefa escolar, que por vezes é difícil, dura, mas que precisa ser realizada de qualquer forma. Quando ela é concluída, vemos que ela não foi feita para nos destruir, antes nos mostrou que podemos chegar mais próximo do nosso melhor. Quando vencemos a provação entendemos melhor o caráter do Mestre.
E o que devemos fazer enquanto a provação está diante de nós? Para responder a essa pergunta proponho dois textos. O primeiro é o que menciona um pedido inusitado de Deus a Abraão. Deus pediu que Abraão oferecesse Isaque - seu filho - em sacrifício (Gn 22.2). Uma proposta inusitada e desanimadora para quem esperou tanto tempo por um filho (Gn 21.5). O segundo texto é o que está em Mateus 6.25-34. Nesse texto, Jesus adverte que a ansiedade deve ceder lugar a piedade, a uma vida que prioriza o reino de Deus. Os dois textos se complementam.
Enquanto a provação estava diante de Abraão ele não desanimou. Ele cumpriu a ordem dada por Deus. Ele caminhou até a terra de Moriá para oferecer Isaque. Quando você estiver sendo provado não pare de caminhar. Se a prova nos imobiliza, Deus continuará esperando uma resposta de nossa parte. O dilema e a inquietação permanecerão. E aqui podemos relacionar a atitude de Abraão às palavras de Cristo. Alguém pode indagar: mas minhas necessidades são justas! Jesus disse que até mesmo algumas questões completamente urgentes ( “que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?”- Mt 6.31), são típicas de pessoas que não conhecem a Deus. Você ter dito agora: isso é duro demais! Chega! Mas tenha calma! O Senhor Jesus nos incita a buscar o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar (Mt 6.33). As coisas secundárias, posteriormente, serão acrescentadas. Não pare. Caminhe na direção de Deus. Quando Abraão caminhou em direção à Moriá, caminhou em direção a Deus. Isso é buscar primeiro o reino de Deus; é desprender-se, é não ansiar nem mesmo por aquilo que para nós vale muito.
Talvez já seja muito claro o que Deus quer de você e de mim. Conhecemos o nosso Isaque. Quantos dias faltam para sua provação terminar? Para Abraão foram três longos dias até Moriá. Será que nossa jornada até “Moriá” ainda demorará muito? Isso nem eu, nem você sabemos. Mas nos dois textos encontramos uma lição preciosa: Deus provê livramento! Deus fornece as respostas. E aqui vai uma pista: Jesus disse que uma vida que busca primeiramente o que Deus espera dela, encontra a provisão necessária. E, de fato, isso aconteceu a Abraão. Instantes antes de imolar o próprio filho, Deus interveio de forma sobrenatural para que a vida de Isaque fosse preservada (Gn 22.11-13). Abraão tinha sido provado e aprovado.
Continue caminhando. Se está parado, caminhe. Não se fique prostrado. Deus nunca deixará você ultrapassar seu limite. Ele nunca nos prova além das nossas forças. Dê mais um passo montanha acima. Olhe para o alto e para a frente. Toda a provação tem um fim. Uma hora você chegará a Moriá. E quando chegar ao momento decisivo, não perca a fé (pois o momento mais duro da provação está muito próximo da vitória. Entregar os pontos nessa hora é tudo o que você não deve fazer...) . Aja como um herói da fé. Não hora certa, Deus proverá! Pois Deus tem seu tempo para todas as coisas.
A Deus toda honra e toda glória!
(Texto publicado em 2007 no editorial do NAE - Núcleo de Alunos Evangélicos da EsPCEx).

Nenhum comentário: